terça-feira, 19 de maio de 2015

O relacionamento Designer-Cliente

"Como se relacionar melhor com o nosso mercado como designers? Em muitos casos, o designer não sabe como mostra-se corretamente aos seus clientes."

domingo, 17 de maio de 2015

18 maio - grupo de Estatutos + Organigrama + História + Missão



Para a próxima aula, dia 18 de Maio, o grupo de Estatutos + Organigrama + História + Missão (André Alves, Lliana Carvalho, Paula Ramos, Raquel Pontes, Rita Brás e Tiago Bettencourt) pretende apresentar o organigrama da empresa Gestão em Design, de uma forma clara, simples e de fácil visualização. Este irá apresentar a estrutura da empresa, onde descriminaremos os diferentes departamentos e a hierarquização dos mesmos, através do uso da infografia. Com o elevado número de informação que o mapa terá que conter, tentaremos arranjar uma forma em que, uma vez completado o organigrama e, transformado numa infografia informativa, todos os trabalhadores da empresa o consigam perceber, e sintam que este no fundo este representa a empresa Gestão em Design, uma empresa de jovens criativos que tenta singrar neste mercado tão competitivo.

Os 7 departamentos da empresa são o Departamento Administrativo, Departamento Executivo, Departamento de Recursos Humanos, Departamento Financeiro, Departamento de Marketing, Departamento da Produção e Departamento de Controle da Produção, representados pelos seus diretores. O organigrama terá de apresentar a hierarquização de todos os departamentos, começando no seu diretor, seguindo para os diferentes supervisores e,
no final, apresentar todos os outros colaboradores da empresa.

Imagens de referência para o organigrama:







Ponto de Situação III - Serviços + Honorários + Condições Gerais

O grupo responsável pelos Serviços, Honorários, Condições Gerais (Ana Rocha Reis, Inês Gomes, Isa Afonso e Ricardo Belinha) desenvolveu o seguinte:

Ponto de Situação III - Custos fixos + software de facturação + base de contactos

O grupo responsável pelos Custos Fixos Software de Facturação e Base de Contactos (Alice Rodrigues, Ana Miranda, Madalena Soares Carneiro e Maria João Moura) apresentou o seguinte até à data:

A partir da informação que foi recolhida, junto de diversos profissionais da area, conseguimos contabilizar os gastos iniciais que advêm do começo legal de uma empresa.
Para alem dos custos burocráticos de inicio de actividade foi necessário estruturar e calcular todas as despesas mensais obrigatórias que seriam necessárias para o bom funcionamento da empresa.
Assim, procuramos saber valores dos seguros obrigatórios para os funcionários e para a empresa, passando pelo seguro de acidente de trabalho, medicina higiene e segurança, seguro automóvel , seguro de património e ainda seguro de responsabilidade civil. Para além dos seguros, há ainda a contratação de serviços, no sistema de avença, o que pode rondar o valor de 1176€ (tendo em conta contabilista, advogado, etc.).
Para o sistema de newsletters consideramos o serviço MailChimp o mais adequado à empresa sendo que permite elaborar newsletters, criar mensagens electrónicas personalizadas e ainda a partilhar de informação em redes sociais, sendo que conforme o tamanho da empresa este permite-nos mandar até 12 000 emails, por 2 000 assinantes, sem qualquer custo.
Desde seguros para funcionários a avenças mensais todos os valores foram considerados embora as tabelas apresentadas neste powerpoint tenham o erro de contabilizar 54 pessoas e não 50 ( erro que será rapidamente colmatado).
Existem ainda alguns serviços e valores que graças à informação que foi hoje disponibilizada pelos diversos grupos será finalmente estabelecida.

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Ponto de situação III - Slogan + Campanha + Publicidade (2)

Para o terceiro ponto de situação, o segundo grupo relativo ao Slogan, Campanha e Publicidade (Ana Rita Robalinho, Carolina Silva, Maria Moita e Sara Rodrigues) apresentou o seguinte:

Ponto de situação III - Slogan + Campanha + Publicidade (1)

Para o terceiro ponto de situação, o grupo relativo ao Slogan, Campanha e Publicidade (Helena Pinto e Tania Cunha) apresentou o seguinte:

Ponto de situação III - Filiações + Parceiros + Fornecedores e Reguladores

Para este terceiro ponto de situação, o grupo das Filiações, Parceiros, Fornecedores e Reguladores (Filipa Paiva, Filipe Ferreira e Flora Medeiros) expôs o seguinte aos restante elementos da empresa:


Ponto de situação III - Embalagens + Uniformes + Viaturas

O grupo responsável pelas Embalagens, Uniformes e Viaturas (Filipa Alvim de Castro, Haran Amorim, Paulo Ferreira e Marine Afonso) desenvolveu as seguintes alterações e progressos para este último ponto de situação:

Ponto de situação III - Estatutos + Organigrama + História + Missão

O departamente dos Estatutos + Organigrama + História + Missão (André Alves, Liliana Carvalho, Paula Ramos, Raquel Pontes, Rita Brás e Tiago Bettencourt) desenvolveu, para este terceiro ponto de situação, o seguinte:

"Design for the Real World: Human Ecology and Social Change" (1971)

Victor Papanek foi o pioneiro a relacionar o Design com a Ecologia, em 1971. 
No artigo "Design for the Real World: Human Ecology and Social Change (1971)" é possível perceber de que maneira é que Papanek fez isso. 
Podem ler mais aqui: 
https://divergentmba.wordpress.com/2012/04/29/design-for-the-real-world-human-ecology-and-social-change-1971-by-victor-papanek-1923-1998-10/

sábado, 2 de maio de 2015

Nova página de referências

Bom dia a todos.

De forma a não tornar exaustiva a quantidade de artigos e referências na página própria a isso, criou-se mais uma (continuação da mesma). Assim, na página Referências +1 é onde serão publicados mas conteúdos.



Os conteúdos mais recentes publicados referem-se à palestra ocorrida no dia 27 de abril de 2015, com António Rocha, nos quais o próprio leu alguns excertos e achou relevante partilhar connosco a sua pesquisa.


Artigo 1: Sermos competitivos - é possível?


Artigo 2: O digital significa inovar, arriscar, ganhar e perder.


Artigo 3: Tendência: O mundo em 2015


Artigo 4: Um admirável mundo (sempre) novo


Artigo 5: O setor gráfico e da transformação do papel em Portugal
Consultem.